quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Hans Nobiling, o professor alemão

Hans Nobiling (10/09/1877, Hamburgo, Alemanha - 30/07/1954, Jacarepaguá, Rio de Janeiro) foi um ex-jogador do Sport Club Germania 1887 de Hamburgo que, jovem, chegou ao Brasil em meados de 1897, trazendo na bagagem bola e a enorme vontade de jogar futebol. Mas em São Paulo, cidade onde se estabeleceu nessa época, o esporte era privilégio de ingleses e dos alunos do Colégio Mackenzie.

Nobiling precisou de muita insistência para conseguir convencer alguns rapazes a organizar um time. Com base nos conhecimentos adquiridos no Germania, o alemão ensinou seus companheiros a chutar, passar e fintar.

Anos depois reuniu um time avulso, que passou a ocupar o campo da Cia. Paulista de Transportes da Chácara Dulley, onde inicialmente o São Paulo Athletic Club fazia seus jogos. Como era muito comum a invasão do campo pelos cavalos e burros que puxavam os bondes que circulavam pela capital paulista na época, o SPAC resolveu seu problema fazendo seu próprio campo na mesma chácara.

A equipe deste alemão, que recebeu a alcunha de Hans Nobilings Team ou "time do Hans Nobiling" em uma tradução livre, teve dificuldades para conseguir adversários no início, mas o time de Nobiling conseguiu dobrar as resistências. Quando ficou satisfeito com a evolução de seus pupilos, o professor alemão mandou uma carta desafiando o time do Mackenzie para um match, o primeiro disputado entre dois times no Brasil. O racha terminou O a 0, mas nunca um placar tão magro rendeu tão bons resultados. O futebol já não era só para inglês ver. Não demorou muito e Nobiling resolveu fundar um clube de verdade.

Logo na primeira reunião não houve consenso para escolha do nome. Cinco votos para Sport Club Germânia, quinze para Sport Club Internacional, já que se tratava de um clube cosmopolita, que reunia brasileiros, alemães, franceses, portugueses e ingleses.

Os dissidentes germânicos, entre eles Hans Nobiling, dezoito dias depois, a 7 de setembro, fundariam o seu Sport Club Germânia (atual Pinheiros), que tinha como campo a área que ficava na Chácara Witte, atrás da antiga cadeia, onde mais tarde seria construída a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. E assim se protagonizou a primeira cisão do futebol brasileiro.

Primeiro time de futebol do Germania em 1899 com Hans Nobiling
Primeiro time de futebol do Germania em 1899 com Hans Nobiling (Gal.do Esporte Clube Pinheiros )

Resumindo, então, o Hans Nobilings Team foi o primeiro time de futebol formado por Hans Nobiling, alemão radicado no Brasil que mais tarde fundaria o Sport Club Internacional de São Paulo e o Sport Club Germânia.

No fim do século XIX era comum as pessoas formarem equipes de futebol ao melhor estilo do futebol de várzea dos dias de hoje, era comum equipes se resumirem à uma bola e entre onze a quinze camisas, sob certos aspectos era esse o caso do Hans Nobilings Team, essa equipe que atuava desde meados de 1895.

Ela nunca disputou nenhuma divisão das diversas versões do Campeonato Paulista, mas merece registro por vários motivos, o primeiro deles é o de ser uma das primeiras equipes do nosso futebol, a segunda é por haver participado das primeiras partidas em nosso país e a terceira, e de certa forma a mais importante é que em 1899 participou do primeiro torneio de futebol do qual se tem notícia no Brasil, lançando assim as sementes pra fazer surgir a Liga Paulista de Futebol e toda a história a partir dela.

Fontes; Wikipedia; Revista Placar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário