quinta-feira, 5 de abril de 2012

Dicas para a boa postura

Difícil manter uma postura adequada no dia a dia? Mas é preciso ficar atenta, afinal, ter uma boa postura não serve apenas quando se está em público. Essa é uma medida de saúde que precisa ser tomada sempre, evitando problemas na coluna e dores nas costas.

Por essa razão, você pode tomar alguns cuidados diariamente, dentro de casa. Ao realizar as tarefas domésticas, evite trabalhar com o tronco totalmente inclinado se estiver em pé. Em atividades como passar roupa, por exemplo, a mesa deve ter a altura suficiente para que a pessoa não se incline.

Se for preciso elevar um peso acima da cabeça, isso agredirá tanto a cervical quanto a lombar. Deve-se, portanto, apoiar o peso no corpo e subir em uma escada ou banquinho para depositá-lo adequadamente.

Ao erguer um peso, abaixe-se flexionando os joelhos até em baixo sem curvar a coluna. Se o objeto for volumoso e pesado leve-o junto ao tronco. Se possível, coloque o peso em um carrinho e empurre-o, ao invés de carregá-lo.

Ao trabalhar agachada procure flexionar os joelhos mantendo as costas retas. Se for possível, apoie uma das mãos em um dos joelhos.

Outras alternativas são ajoelhar-se sobre uma das pernas e apoiar o tronco sobre a coxa, alternando entre uma perna e outra ou sentar em um pequeno banco.

É preciso também tomar precauções na hora de dormir. Escolher um bom colchão - o semi-rígido ou de espuma é o mais indicado já que distribui uniformemente o peso do corpo -, um bom travesseiro e ficar atento a postura na própria cama.

Se você dorme de barriga para cima, use travesseiros embaixo dos joelhos. Ao dormir de lado, use um travesseiro entre as pernas dobradas. Não durma de lado com as pernas estendidas.

Dormir de bruços não é recomendável, mas para quem não consegue, uma opção é não usar o travesseiro na cabeça e sim embaixo da barriga - isso diminui a nossa curvatura lombar que fica prejudicialmente aumentada nessa posição.

Ao sentar, encoste-se completamente nas costas do sofá ou da cadeira, evite esparramar-se. Lembre-se que manter a coluna reta é sempre melhor do que deixá-la inclinada, em qualquer situação, seja em frente ao computador, assistindo a TV ou fazendo a refeição.

Fonte: Vila Mulher

Raiva aumenta risco de doenças

O estresse é uma condição comum ao ser humano e, para a maioria das pessoas, a explosão ocasional ajuda a liberar a irritação reprimida. No entanto, frequentes acessos de raiva podem aumentar o risco de doenças a longo prazo, como ataques cardíacos, derrames, má cicatrização e um sistema imunológico enfraquecido. As informações são do Daily Mail.

Pesquisadores da universidade de Granada, na Espanha, descobriram que remoer os erros do passado diminui a capacidade de suportar o sofrimento.

Eles analisaram 50 homens e mulheres sobre sentimentos em relação a eventos passados, como erros e oportunidades perdidas. Os resultados, publicados na revista médica PLoS One, mostraram que aqueles que se lembravam das coisas ruins na vida eram mais propensos a serem sensíveis à dor do que aqueles que viveram um dia de cada vez.

Uma possível explicação é que emoções negativas perturbam os circuitos do cérebro. Quando alguém perde a paciência, a frequência cardíaca aumenta, a pressão arterial sobe e o fluxo sanguíneo para os músculos é aumentado. O processo deixa o corpo pronto para lutar ou fugir.

Ao mesmo tempo, os níveis de glicose sobem para dar aos músculos a energia necessária para a ação e as glândulas supra-renais bombeiam para fora mais adrenalina hormonal. As pupilas ficam dilatadas e os pulmões se expandem para comportar mais oxigênio.

O perigo maior é para as pessoas que guardam os sentimentos de raiva em vez de liberá-los. Uma pesquisa na Suécia demonstrou que este grupo tem o dobro do risco de um ataque cardíaco, em comparação com as pessoas que descarregam o estresse.

Fonte: Terra