quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Amigo de infância

Quando soube que o Antunes estava de táxi na porta, desceu para o avisar:

— Mas olha: eu estou assim, de pijama, e ainda vou tomar banho.

Antunes, fumando de piteira, entra, senta-se:

— Não faz mal. Eu espero. Mas chispa.

— Agüenta a mão.

O outro ficou na sala, lendo jornal. Debaixo do chuveiro, esfregando-se briosamente, Chagas perguntava a si mesmo: “Que será?”. Tomou o banho e vestiu-se, num tempo recorde. Antes de descer, já pronto, num terno branco, comentou para a mulher, baixo: “Estou achando meio esquisito esse negócio do Antunes aparecer aqui cedo. É alguma complicação!”. Julinha fez um ar de nojo:

— Sabe que eu acho o Antunes tão chato!

— Que o quê! Ótimo sujeito! Meu amigo até debaixo d’água!

Mas Julinha, peremptória como são as mulheres nas suas antipatias, ainda resmungou: “Um falso!”. Cinco minutos depois, Chagas instalava-se no táxi do Antunes, lado a lado com o seu maior amigo. Curiosíssimo, indaga:

— Qual é o drama?

O DRAMA

Colocando outro cigarro na piteira, Antunes responde com uma pergunta:

— Confias na tua mulher?

— Como?

— Pergunto se confias na tua mulher.

Pálido, encarava Antunes. Pausa. Interpelou o amigo:

— Mas que palpite é esse? Por que essa pergunta?

Antunes não respondeu imediatamente. Com o dedo mindinho, batia na cinza do cigarro. Sereno e metódico, começou:

— Bem. O negócio é o seguinte. Tu sabes que és meu do peito, não sabes?

— Toca o bonde.

Continuou:

— E eu sou um sujeito nessas condições: se há uma coisa que eu levo a sério, na vida, é a amizade. Pra mim, o amigo está acima de tudo. Acima de dinheiro, de mulher e outros bichos. E eu soube de um negócio e...

Trincando os dentes, Chagas exigiu:

— Desembucha.

E Antunes, implacável:

— Chagas, tudo me faz crer que tua mulher, que Julinha, te trai.

Durante uns dois, três minutos, houve um silêncio entre os dois. Chagas repetia mentalmente: “Julinha me trai... Julinha me trai...”. Súbito, vira-se para o amigo. Está branco:

— Quero provas.

— Provas, como?

Repetiu, na sua cólera contida:

— Provas. Você acusa minha mulher. Muito bem. Deve ter provas. Onde estão?

O outro parecia desconcertado:

— Mas, Chagas! É muito difícil provar essas coisas. Só se eu fosse olhar pelo buraco da fechadura.

Chagas insistia, numa calma apavorante:

— Se você provar, muito bem. Mas se não provar, eu juro por tudo, por essa luz que me alumia, você está desgraçado comigo.

Quando saltaram, no mesmo lugar, porque trabalhavam no mesmo edifício, Antunes suspirou:

— Escuta, Chagas. Você faça o que quiser. Cumpri meu dever e pronto.

OS INIMIGOS

Era o fim de uma amizade que durava, ao longo dos anos, desde a infância. Chagas entrou no emprego doente. Pensava: “Devo estar com febre”. Sentado na cadeira giratória, procurava reconstituir, de cabeça, toda a sua vida conjugal. Numa meditação ardente e obstinada, tentava lembrar-se de um gesto, de uma palavra, de uma frase de Julinha que pudesse sugerir a existência de um amante. Sua memória, porém, não a acusava de coisa alguma. Quatro anos depois do casamento, a pequena era a mesma mulher, sempre igual a si mesma, duma ternura que não mudava. Na hora do lanche, Chagas vira-se para um companheiro. Faz a confidência gratuita:

— Pela primeira vez, eu conheço o ódio. Pela primeira vez eu sei o que é odiar.

E, de fato, odiava Antunes. Por outro lado, descobria que há no ódio mais obstinação, mais exclusividade, mais fidelidade do que no amor. Só se pode odiar uma pessoa. E Chagas pensava em Antunes segundo a segundo, minuto a minuto. Nessa tarde, saiu mais cedo e desceu ao andar onde o outro trabalhava. Sentou-se a seu lado. Perguntou:

— Aquilo que tu me contaste. Tens certeza ou é desconfiança?

— Certeza.

— Absoluta?

— Absolutíssima.

Devia bastar. Mas Chagas teimou:

— Certeza como? Certeza por quê? Tu mesmo não disseste que certeza, nesses casos, só mesmo olhando pelo buraco da fechadura?

Antunes pôs-lhe a mão no ombro:

— Eu não olhei pelo buraco da fechadura, claro. Mas...

— Fala!

Baixou a voz:

— Mas vi, com meus próprios olhos, eu vi a tua mulher entrando num lugar assim, assim, no Leblon.

Chagas ergueu-se. Andou de um lado para outro. Sentou-se outra vez. E quis saber: “Explica uma coisa. Por que me contaste isso? Por quê?”. O outro foi lacônico:

— Achei que era meu dever de amigo.

Desesperado, protestou:

— Dever como? Dever por quê, carambolas? Ora, tu não sabes que minha mulher é tudo para mim, absolutamente tudo?

Antunes inclinou-se. Sem desfitá-lo, explicou:

— Eu não quis que bancasses o palhaço. Por isso contei.

A PROVA

E, então, a vida de Chagas mudou por completo. Não fazia a barba, não tomava banho, não mudava a camisa. Perdera todo o capricho; ou, por outra, só caprichava no desleixo. Tinha uma espécie de orgulho, de vaidade, de parecer um maltrapilho, um miserável. Julinha, impressionada, pedia: “Faz a barba ao menos, criatura!”. Ele ria, amargo; respirava fundo:

— Há coisas mais importantes do que a barba!

Todos os dias, conversava com Antunes, embora o odiasse cada vez mais. Uma tarde explodiu:

— Ah, se isso fosse uma calúnia, uma mentira tua, sórdida!... — Soluçava: “Eu te agradeceria de joelhos, se tivesses mentido, se tivesses caluniado a minha mulher!”.

O outro encarniçava-se:

— É verdade! Juro que é verdade! Quero que Deus me ce¬gue se minto! Tens que tirar esta mulher de tua vida! Não admito que um amigo meu banque o palhaço!

Rápido, Chagas levantou-se. Segurou o outro pelos dois braços e o sacudia: “Eu só acredito vendo! Tua palavra não basta!”. Sem medo, com uma determinação de amigo fanático, Antunes replicou:

— Eu incumbi uma pessoa de acompanhar os passos de tua mulher. Tu verás.

VINGANÇA

Uma semana depois, Antunes telefona para Chagas: “Olha, eu soube, pela tal pessoa, que tua mulher, hoje, às quatro da tarde, vai ao Leblon”. Às três horas, os dois partem de táxi para o local. Durante a viagem, Chagas ia dizendo, numa obsessão: “Por que não me deixaste iludido? Ela me enganaria sempre e eu não saberia nunca!”. Ria, entre lágrimas: “Nenhum marido precisa saber! Saber pra quê?”. E confessava: “Eu nunca farei nada contra a minha mulher, nunca! É absolutamente sagrada para mim. Por que não me deixaste ser traído em paz?”. O outro respondeu, lacônico:

— Sou teu amigo. — E repetia: “Ponho o amigo acima de tudo”.

Às quatro horas, Chagas estava no táxi espiando a porta central do edifício. Viu quando a mulher descia, de outro táxi, acompanhada. A seu lado, Antunes exultou:

— E agora? Viste ou não viste com teus próprios olhos? Não foi batata o que eu te disse? Foi ou não foi?

Então, arquejante, a boca torcida, Chagas virou-se para o delator. Disse:

— Eu te perdoaria se tivesses mentido, se tivesses caluniado. Mas não mentiste, nem caluniaste. Disseste a verdade. E eu não te perdôo a verdade.

Deu-lhe dois tiros, à queima-roupa. E ainda puxou o gatilho, uma terceira vez, para acabar de matar o homem que não mentira.
  ________________________________________________________________
A coroa de orquídeas e outros contos de A vida como ela é... / Nelson Rodrigues; seleção de Ruy Castro. — São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Sam Raimi

Sam Raimi (Samuel M. Raimi), nasceu em 23 de outubro de 1959 em Franklin, Michigan, nos Estados Unidos. Diretor, produtor, roteirista e ator, é filho de Leonard Raimi, proprietário de uma loja de móveis, e de Celia Raimi, uma empresária.

Desde sua tenra juventude e com uma câmara de 8 mm Raimi realizou seus primeiros curtas como narrador de histórias, prediletamente dos tipos fantásticos e de humor, imitando os filmes dos "Três Patetas" (Three Stooges).

Após concluir a escola secundária matriculou-se na Universidade de Michigan State, na qual conheceu Robert Taper e Bruce Campbell, que se converteria em seu ator predileto. Com ambos criou a produtora Reinassance Pictures.

No final dos anos 70 realizou seus primeiros curtas, como “It’s murder!” (1977), “Within the woods” (1978) e “Clockwork” (1978), fitas de terror com retalhos de comédia que exibiam sua destreza em efeitos visuais com um vigoroso emprego do movimento da câmara.

No começo dos anos 80 realizou seu primeiro longa-metragem, "Uma noite alucinante" - "A Morte do Demônio" (Evil dead, The, 1982), uma fita de terror que lhe valheu aplausos no Festival de Cannes.

Posteriormente apareceu como ator em "Dois heróis bem trapalhões" (Crimewave, 1985), uma comédia dirigida por seu bom amigo John Landis. "Uma noite alucinante 2" (Evil dead 2), em 1987, seqüência de "Uma noite alucinante" - "A morte do demônio", devolveu o sucesso a Raimi depois do fiasco comercial de seu prévio trabalho, graças ao tom de paródia, ao sentido "cartoon" empregado no relato e ao estilizado processo narrativo.

No final dos anos 80 produziu fitas de terror como “Mondo Zombie” (1989) de J. R. Bookwalter ou “Easy wheels” (1989), filme cult que também escreveu (com o pseudônimo de Celia Abrams) junto com seu irmão Ivan e o diretor David O’Malley. “Darkman” (1990), título do filme de ficção científica protagonizado por Liam Neeson faz com que alcance grande sucesso como diretor cinematográfico.

Posteriormente rodaria a comédia de terror e aventura "Uma noite alucinante 3" (Army of darkness) (1993), terceira da séria iniciada com "Uma noite alucinante" - "A morte do demônio" com Campbell repetindo o papel de Ash J. Williams. No mesmo ano da estréia de "Uma noite alucinante 3" Sam se casa com Gillian Greene, filha do ator Lorne Green, conhecido por ter se protagonizado na série “Bonanza”.

A década terminaria para Raimi com o western "Rápida e mortal" (Quick and the dead, The) (1995), "Um plano simples" (A simple plan, 1998), thriller baseado na novela de Scott B. Smith, e "Por amor" (For love of the game, 1999), fita romântica ambientado no mundo do beisebol, adaptado de um livro de Michael Shaara.

Neste período também colaborou com os irmãos Coen escrevendo o roteiro do filme "The Hudsucker Proxy" (1994). Depois de "O dom da premonição" (Gift, The, 2000), um thriller escrito por Billy Bob Thornton, Sam Raimi rodou seu filme que mais rendeu nas bilheterias, adaptado das revistas em quadrinhos, "Homem-Aranha" (Spiderman, 2002),que contava como ator principal Tobey Maguire. Posteriormente apareceria suas seqüências, “Spiderman 2” (2004) y "Spiderman 3" (2007).

Filmografia (como diretor)

2007 - Homem-Aranha 3 (Spider-man 3)
2004 - Homem-Aranha 2 (Spider-man 2)
2002 - Homem-Aranha (Spider-man)
2000 - O dom da premonição (Gift, The)
1999 - Por amor (For love of the game)
1998 - Um plano simples (A simple plan)
1995 - Rápida e mortal (Quick and the dead, The)
1993 - Uma noite alucinante 3 (Army of darkness)
1990 - Darkman - Vingança sem rosto (Darkman)
1987 - Uma noite alucinante 2 (Evil dead 2)
1985 - Dois heróis bem trapalhões (Crimewave)
1982 - Uma noite alucinante - A morte do demônio (Evil dead, The)
1978 - Clockwork
1978 - Within the woods
1977 - It's murder!

Fonte: Adictosalcine.com - Sam Raimi.