domingo, 15 de abril de 2012

Elefantes e o trabalho em equipe

Pesquisadores da Universidade de Cambridge concluíram que os elefantes são tão rápidos quanto os chimpanzés para trabalhar em equipe e resolver problemas. Segundo Joshua Plotnik, os elefantes "ajudam-se uns aos outros em seus problemas" e parecem, em algumas situações, "muito ligados emocionalmente", sendo, por isso, "de esperar que existisse algum nível de cooperação" entre eles. Plotnik também disse que "ficou admirado com a rapidez com que eles aprendem [a cooperar para resolver um problema]".

Os cientistas perceberam que os elefantes são tão rápidos quanto os chimpanzés em aprender a resolver um problema em conjunto. Os testes que levaram a essa conclusão foram feitos na Tailândia e envolveram seis pares de elefantes que tinham de alcançar uma plataforma com comida, puxando, em conjunto, uma corda para trazer os alimentos até uma cerca, atrás da qual eles se encontravam. A taxa de sucesso dos paquidermes, nesses testes, variou entre 88 e 97 por cento.

Atualmente, já se sabe que os animais revelam alto grau de inteligência e são capazes de realizar tarefas complexas que exigem colaboração. Além disso, há muita semelhança genética entre seres humanos e vários animais - embora existam tremendas diferenças, também. Mas os macacos são sempre os escolhidos pelos evolucionistas para reforçar a hipótese de que seres humanos e símios teriam origem comum.

Na verdade, golfinhos, elefantes, macacos e homens têm, mesmo, uma origem comum: Deus. E Ele deixou Sua assinatura em toda a criação.

Michelson Borges

Como se faz o café descafeinado

Existem cinco processos diferentes. Todos começam com a mesma etapa: despejar os grãos de café em água quente para amolecê-los e depois mergulhá-los em um solvente.

Um dos métodos mais tradicionais usa o cloreto de metileno, substância que se liga às moléculas de cafeína, extraindo-as do grão. Outra substância possível é o etil-acetato. O problema com esses dois primeiros métodos é que o solvente nunca é totalmente removido do café, que fica com um sabor diferente.

Um terceiro método é, após amolecer o grãos, cozinhá-los com gás carbônico em uma caldeira de alta pressão. Nessas condições, o gás carbônico atrai as pequenas moléculas da cafeína. As moléculas que contêm o sabor do café, por serem maiores, não são retiradas e o gosto da bebida é melhor preservado. Sua desvantagem é ser um método caro.

A quarta alternativa é usar a própria água quente como solvente. O café fica nela até que várias de suas substâncias, tanto a cafeína quanto as moléculas de sabor, bóiem.Após passar por um filtro de carvão, que retém só a cafeína, a água é devolvida aos grãos, que reabsorvem as moléculas de sabor.

O quinto método é uma variação deste último. Em vez de mergulhar os grãos em água pura, usa-se uma água já saturada por substâncias de café e filtrada no carvão. Assim, só cafeína é atraída para fora dos grãos, pois as moléculas de sabor não encontram espaço para serem absorvidas pela água.

Fonte: Mundo Estranho

Urtiga, a mal-amada

Urtiga significa em latim nada mais nada menos que “a que arde” e são conhecidas pelo seu efeito nefasto quando entram em contato com a pele. As urtigas crescem em climas temperados ou tropicais e podem ser encontradas facilmente no Mediterrânico e América do Sul.

As suas propriedades são conhecidas desde a antiguidade e por todo o mundo, desde a Grécia antiga até aos povos tribais da América do Sul. Faz assim parte do folclore mundial, mas apesar de tudo, na generalidade, ninguém gosta delas.

Mas por que sua folha queima a pele? Se analisarmos as folhas de perto, veremos pelos bem finos recobrindo toda a parte verde. Esses pelos contém ácido fórmico (H2CO2), que em contato com a pele produz vermelhidão, coceira, ardência (queimaduras) e, conseqüentemente, muita dor.

Se você realizar um passeio ecológico e tiver a má sorte de encostar-se em uma planta da família das urticáceas, apresentamos aqui uma solução: leite de magnésia. Aplique essa solução sobre a região afetada e perceberá que a irritação será eliminada.

Só uma pergunta, sabe por que o leite de magnésia alivia a dor causada pelo ácido? Porque possui caráter básico, ocasionando uma reação de neutralização entre uma base (leite de magnésia) e um ácido (ácido fórmico).

A urtiga pode ter várias finalidades terapêuticas, pois têm minerais e vitaminas como Vitaminas B1, B2, B3, B5, C, K, cálcio, ferro, magnésio, potássio e ainda são ricas em proteínas. É um analgésico, antiinflamatório e diurético por excelência. Por todo o mundo as urtigas têm sido utilizadas para tratar e prevenir várias doenças através de chás. Mas as propriedades das urtigas não se ficam pela medicina natural. Vários laboratórios farmacêuticos já se renderam às propriedades desta planta e usam freqüentemente os seus extratos no fabrico de medicamentos e loções.

Recomenda-se para a cura e prevenção de:

Artrite, reumatismo e problemas respiratórios: infusão de folhas de urtiga ou chá com mel ; hemorragias: utilizar compressas embebidas em infusão de urtigas; doenças da próstata: chá ou infusão de raiz da planta; anemia e eczema: ingestão de sopa de urtigas, salada ou qualquer outro prato que tenha como ingrediente urtigas; queda de cabelo: já existem no mercado vários sabonetes ou xampus naturais com extratos de urtigas.

São ainda utilizadas desde a Grécia antiga como um diurético e laxante e hoje em dia recomendadas como um auxiliar na perda de peso.

Fontes: VNatura; Mundo Estranho.