sábado, 10 de dezembro de 2011

Origem do guarda-chuva

Onde surgiu o guarda-chuva? Surgiu no Antigo Egito e era utilizado tanto pela família real quanto pelos nobres como símbolo da posição que ocupavam na hierarquia teocrática. Hoje todo mundo usa, do cidadão mais abastado ao paupérrimo.

“Mas quem usa mais o guarda-chuva é o pobre, que não tem um meio de transporte próprio para fugir das intempéries do tempo”, acrescentou o historiador Élcio Valentin, do Museu Histórico Nacional do Guarda-Chuva.

Projetado originariamente para cobrir um homem de porte médio das chuvas, ele nunca esteve tão pequeno. Antigamente tinha de dois metros à dois metros e vinte de diâmetro e era feito com material resistente.

Os guarda-chuvas, ao contrário dos guarda-sóis, tendem a ser fabricados com materiais leves a fim de que possam ser facilmente transportados, mesmo quando abertos. O tecido protetor é atualmente feito de diversos materiais impermeáveis.

Fonte: http://www.vocesabia.net/curiosidades

Como surgiu a dentadura

A dentadura é uma prótese utilizada há muito tempo e tem a função de substituir os dentes de uma pessoa. A sua origem é bem curiosa, já que suas primeiras versões foram criadas 700 A.C. Os dentes eram feitos de ossos e algumas lacunas eram preenchidas com ponte de ouro.

Com o passar do tempo a dentadura ainda se manteve como um acessório fundamental para os banguelas, pois além de melhorar a aparência também auxiliava no processo de mastigação. A grande dificuldade encontrada sempre foi a de fixar a dentadura na gengiva.

Durante o século XVII a dentadura era um artigo utilizado por pessoas de classe social elevada, os dentes eram feitos de marfim e com o passar do tempo desenvolviam um odor desagradável. Foi somente em 1770 que o farmacêutico Alexis Duchâteau criou um tipo de dentadura feito a partir de porcelana e que podia ser utilizada tranquilamente nas refeições.

Fonte: Blog Ativo