quinta-feira, 8 de março de 2012

Água com açúcar acalma?

Não. Essa receita antiga, usada para acalmar pessoas que passaram por alguma situação de susto e tensão não passa de crendice popular. “Quando o açúcar é metabolizado pelo organismo, ele se transforma principalmente em glicose, que é uma fonte de energia e não tem nenhum efeito tranquilizante ou sedativo”, diz a endocrinologista Adriana Teloglia, professora do Centro Universitário São Camilo, de São Paulo.

“Apesar disso, o açúcar pode provocar uma sensação de bem-estar por causa da produção de certos neurotransmissores, como a serotonina. Essa sensação de bem-estar é muitas vezes confundida com o tal efeito relaxante que muita gente acredita que a mistura de água com açúcar tem”, diz a farmacêutica mineira Denise Polato de Lima.

Ao mesmo tempo, a ingestão do líquido pode ter um bom efeito psicológico e acabar funcionando como um placebo, acalmando por autosugestão. Os especialistas afirmam, no entanto, que contar até dez ou respirar fundo por alguns minutos são técnicas muito mais eficazes para conter o nervosismo e recuperar a tranquilidade. Outra saída é recorrer a alguns calmantes naturais, como os chás de camomila ou de erva-doce.

Fonte: Minuto Ligado.

O que causa a verruga?

A verruga é uma lesão saliente da pele, áspera e chega a medir de meio a três centímetros. Pode ser redonda ou oval, da mesma cor da pele, mais clara ou até bem mais escura. Seu aparecimento é muito mais comum do que se imagina.

É é causada por um dos vários tipos do papiloma vírus humano, conhecido como HPV. Esse vírus é transmissível, ou seja, pode passar de uma pessoa para outra. Isso ocorre facilmente, já que o HPV está presente em todos os lugares. Em geral, surge depois de um corte na pele por onde entra o vírus.

Para impedir sua reprodução, as células de defesa do organismo iniciam um processo inflamatório que provoca o aumento da camada de queratina (substância encontrada também na unha e cabelo) que fica na região superficial da pele. O excesso dessa substância torna o local mais duro e espesso, formando uma lesão elevada. Esse processo é demorado: o tempo entre o primeiro contato com o vírus e o desenvolvimento de lesões visíveis é de alguns meses.

A verruga pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas é vista com mais frequência nas mãos, pés, rosto e joelhos. Ocorre mais facilmente em áreas onde a pele está danificada, como o dedo de quem rói unha ou tem a cutícula ferida.

A maioria das verrugas desaparece naturalmente na infância porque no crescimento, o organismo vai adquirindo maior imunidade. Mas pode demorar anos. Por isso, a história de que elas caem por simpatia, mágica ou métodos caseiros (como amarrar uma linha) é pura lenda.

Saiba mais

- A tal verruga de bruxa, na verdade, é uma pinta chamada nevo. Essa pinta é saliente e pode ter coloração castanha, preta ou rósea, e também apresentar pelos. Pode aparecer em qualquer período da vida e é mais comum em pessoas que têm a pele mais clara.

- Verruga ou berruga? O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa considera corretas as duas formas, embora alguns condenem a palavra berruga por não estar de acordo com o termo latino verruca.

- Há vários tipos de verrugas, dependendo da área onde nascem. As mais comuns são as vulgares que crescem em volta das unhas, dedos e mãos; as plantares ocorrem na sola dos pés; as planas são as menores e mais macias e crescem mais no rosto; e as genitais aparecem na região íntima e são as mais perigosas.

- Os animais também têm verrugas, principalmente, os mamíferos. São mais comuns na boca e lábios, e sua coloração varia entre o branco, o cinza e o negro.

Fonte: Diário do Grande ABC.

Os peixes bebem água?

Beber não é bem o termo, pois eles praticamente não ingerem líquido. A pequena quantidade que entra pela boca vai para as brânquias, órgãos respiratórios onde também acontecem as trocas de água com o ambiente.

Nos peixes de água doce, o líquido entra naturalmente no organismo, por osmose. Isso acontece devido à concentração de sais ser maior no corpo do peixedo que na água que o cerca. Como absorvem muita água, eles possuem um rim bem desenvolvido, capaz de eliminar excessos.

Já nos peixes marinhos, a tendência é inversa: o animal é que perde água para o ambiente e os rins são pouco desenvolvidos (justamente para evitar maior perda de líquido). O excesso de sais é eliminado por meio de glândulas especiais localizadas nas brânquias. Para realizar todas essas funções, é fundamental manter uma boa circulação de água.

Por isso, depois da entrada do líquido, o peixe fecha a boca e pequenos ossos chamados opérculos obstruem a superfície das brânquias, também conhecidas como guelras. "Com esses orifícios fechados, cria-se uma pressão que impulsiona a água em direção aos filamentos branquiais, responsáveis pela retirada do oxigênio", explica o biólogo Naércio Aquino Menezes, do Museu de Zoologiada USP.

O sangue flui nos vasos capilares localizados nas brânquias em sentido contrário ao da água. Essa contra-corrente faz o oxigênio passar para o sangue, enquanto a água absorve o gás carbônico. Após esse processo, que dura poucos segundos, o peixeabre os opérculos, eliminando a água.

Por viverem em meio líquido, os peixes não precisam beber água para hidratar a pele, ao contrário dos animais terrestres.

Fonte: ME