segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Como surgiram os nomes dos dias da semana?

No Império Romano, a astrologia introduziu no uso popular a septimana, isto é, sete manhãs, de origem babilônica. Inicialmente, os nomes dos deuses orientais foram substituídos por equivalentes latinos. No cristianismo, o dia do Sol, solis dies, foi substituído por dominica, dia do Senhor; e o saturni dies, dia de Saturno, por sabbatum, derivado do hebraico shabbath, dia de descanso consagrado pelo velho testamento.

Os outros dias eram dedicados a: Lua (segunda); Marte (terça); Mercúrio (quarta); Júpiter (quinta); e Vênus (sexta-feira). O termo feira surgiu em português porque, na semana da Páscoa, todos os dias eram feriados – férias ou feiras – e, além disso, os mercados funcionavam ao ar livre.

Com o tempo, a Igreja baniu da liturgia os nomes pagãos dos dias, oficializando as feiras. O domingo, que seria a primeira feira, conservou o mesmo nome por ser dedicado a Deus, fazendo a contagem iniciar-se na secunda feria, segunda-feira. O sábado foi mantido em respeito à antiga tradição hebraica.

Apesar da oposição da Igreja, as designações pagãs sobreviveram em todo o mundo cristão, menos no que viria a ser Portugal, graças ao apostolado de São Martinho de Braga (século VI), que combatia o costume de "dar nomes de demônios aos dias que Deus criou".

Fonte: Superinteressante;

Nenhum comentário:

Postar um comentário