segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A ministra-noveleira

Primeiro ela reclamou da campanha que Gisele Bündchen fez para a marca Hope, alegando que as mulheres eram vistas como objetos. Depois foi a vez do quadro da dupla Valéria e Janete, do programa de humor "Zorra Total" entrar na mira da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes. Segundo ela, o quadro ofende o público feminino ao tratar o assédio sexual como xaveco qualquer.

Ao mesmo tempo em que Iriny tenta abrir os olhos dos brasileiros para temas complexos, ela também traz de volta o medo da censura, ou seja, a falta de livre arbítrio do brasileiro de querer ou não ler, ouvir ou assistir a determinado assunto. "O controle remoto é muito mais eficaz do que qualquer tesoura. Abusos sempre serão cometidos, mas calar alguém à força é um abuso ainda maior", escreveu Tony Goes em sua coluna para o F5.

E as ações da ministra não param por aí. Agora ela quer comprar briga com Aguinaldo Silva, autor da novela das 21h, "Fina Estampa", da TV Globo. A exigência é que a personagem Celeste, interpretada por Dira Paes, procure a Rede de Atendimento à Mulher através do 180 e denuncie o marido, que volta e meia a espanca.

Ao receber a solicitação da ministra, Luis Erlanger, Diretor da Central Globo de Comunicação se manifestou sobre o assunto. Ele disse que as novelas da emissora procuram abordar temas que fomentem a reflexão do telespectador e deu a entender que a novela vai seguir justamente o caminho proposto por Iriny.

"Entendemos que o seu ofício não representa uma tentativa de coibir a liberdade de expressão, mas sim uma colaboração dentro do espírito de parceria que tem marcado nosso relacionamento", escreveu Central Globo de Comunicação, em comunicado para a ministra.

Fontes: Vila Sucesso; Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário