sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O curioso bumerangue

O bumerangue (em inglês: boomerang), criado há pelos 23 mil anos, é uma das armas mais antigas do mundo para caçar aves e é um prato cheio para qualquer curso de engenharia avançada. Ao ser arremessado provoca um fantástico festival de fenômenos físicos, complexos, que explicar seu percurso de ida e volta é um osso duro de roer até para especialistas em engenharia aeronáutica.

A arma, como uma asa de avião, tem duas partes: a de cima, convexa, e a de baixo, plana. Quando é arremessado com o vento soprando da esquerda para a direita, descreve uma curva à esquerda, isto é, faz a rotação.

A pressão do ar é menor na parte convexa do que na parte plana. Por isso, a parte convexa puxa o ar que vem de baixo, provocando em cima uma espécie de turbulência que puxa o bumerangue para cima. Continuando a girar e com a ajuda do vento de cauda, que vem de trás, ele volta ao ponto de partida.

Instruções de arremesso


1 – Bumerangue não é frisbee (objetos em forma de disco), portanto, nunca o arremesse na posição horizontal. Sempre verticalmente!
2 – A posição ideal para arremessar é sempre de 45º a 90º do vento;
3 – Segure o bumerangue com os dedos indicador e polegar (a parte shapeada sempre voltada para você);
4 – Arremesse para frente, na altura dos olhos e verticalmente;
5 – O pulo do gato é não arremessar com muita força e sim com bastante giro (spin). O movimento correto seria como dar uma chicotada;
6 – O bumerangue deve fazer uma volta na frente do arremessador e retornar ao seu ponto de partida;
7 – Pegue o bumerangue utilizando as duas mãos, ficando sempre de lado no seu retorno para ele não atingir você caso não consiga pega-lo.
8 – Se o bumerangue estiver caindo muito a sua esquerda, arremesse-o mais para a direita em relação ao vento. E se tiver caindo muito a sua direita, arremesse-o mais para a esquerda em relação ao vento;
9 – Se o vento estiver muito forte, opte por soltar pipa (by Jerri Leu). Nestas condições, não é recomendável a prática do esporte.
10 – Para evitar perder um bumerangue não desvie o olhar, caso contrário há uma boa chance de você perder de vista. Então fique atento!

Fontes: Bumeshow; Portal São Francisco.

Um comentário:

  1. Só esclarecendo: bumerangues de retorno não surgiram há 23 mil anos e não tinham como principal função caçar pássaros. Esses seriam os bastões de arremesso.
    Bumerangues mesmo surgiram há uns 8 ou 9 mil anos e tinha função recreativa, às vezes servindo como ferramenta para cavar raízes e fazer música (batendo um no outro).
    Enfim, quem quiser saber um pouco mais sobre o esporte, pode vistar bumerssa.blogspot.com

    ResponderExcluir