quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O delicioso abacate

O abacate, é o pseudofruto comestível do abacateiro (Persea americana), uma árvore da família da laureáceas nativa do México ou da América do Sul, hoje extensamente cultivada em regiões tropicais. Era amplamente cultivado antes da conquista espanhola, mas só mereceu a atenção dos horticultores no século XIX. O nome nahuatl (asteca) do fruto é ahuacatl (o qual significa testículo - analogia com a sua forma), que originou, em espanhol, a palavra aguacate.

É um fruto arredondado ou piriforme, de peso médio de 500 a 1500g. Sua casca varia, em colorido, do verde ao vermelho-escuro, passando pelo pardo, violáceo ou negro. As suas duas principais variedades são a Strong (cor verde) e a Hass (cor roxa). A árvore, o abacateiro, atinge até 15 ou 20 m e cresce melhor em climas quentes.

Supera a própria banana e a uva em valores nutritivos. É a única fruta que contém todas as vitaminas (A, B, C. D e E ) em conjunto. É riquíssima em sais minerais e hidratos de carbono. O seu valor calórico é de 204, 235, enquanto a mais nutritiva das bananas, a banana ouro, apresenta apenas 159.

O abacate é saboroso ao natural e sob a forma de creme, de sorvete e até em saladas. Receita para o "Abacate Alasca":

Ingredientes:

    2 abacates
    3 colheres (sopa) de manteiga
    2 colheres (sopa) de farinha de trigo
    2 1/3 xícaras de leite
    3 ovos
    Sal
    Pimenta-do-reino
    100 gr de queijo prato ralado
    Manteiga para untar a forma

Modo de Preparo:

Descasque e pique os abacates em pedaços pequenos. Derreta 1 colher (sopa) de manteiga e coloque os pedaços de abacate, em fogo brando. Retire a panela do fogo, deixando-a em lugar quente. Em outra panela, derreta o resto da manteiga e junte a farinha, mexendo com colher de pau. Acrescente o leite pouco a pouco, para não empelotar. Cozinhe durante 2 ou 3 minutos em fogo brando, até formar um creme borbulhante. Ligue o forno na temperatura média. Quebre os ovos, separando as gemas. Bata-as como para omelete. Junte-as ao creme, fora do fogo. Acrescente o queijo ralado, o abacate, o sal e a pimenta. Adicione as claras em neve e mexa delicadamente. Coloque em fôrma refratária untada, leve ao forno e deixe por 25 a 30 minutos. Sirva quente.

Fontes: Wikipédia; Enciclopédia de Arte Culinária. Ed.  Globo.

Postagens Relacionadas