sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Por que se boceja?

Por que bocejamos? Mania de imitar os outros, ninguém sabe ao certo porque basta ver alguém bocejar para a gente fazer o mesmo.

Pode ser um reflexo primitivo – se o líder de um bando, ancestral do homem, bocejava, então os outros se sentiam seguros para dormir também. Mas, claro, essa é só uma especulação. Bocejamos porque:

Sem ar – se alguém está muito cansado ou entediado mesmo, o ritmo da respiração diminui. Daí os alvéolos_ minúsculos sacos pulmonares que se enchem de ar e jogam oxigênio para o sangue ficam quase vazios.

Tempo de despertar – a massa cinzenta, mais especificamente o tronco cerebral, interpreta a queda na taxa de oxigênio como o risco de a pessoa cair no sono fora de hora. Por isso, manda uma mensagem para o nervo trigêmeo.

Conversa nervosa - o nervo trigêmeo, que coordena os movimentos da face, faz a boca se abrir exageradamente. Também é comum a pessoa se espreguiçar nessas horas.

Ligado novamente – o movimento da boca mais aquela espreguiçada, que aumenta a capacidade torácica, favorece a entrada de muito ar nos pulmões. Então, o tronco cerebral recupera o estado de alerta.

Fonte: Ideal Dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário