terça-feira, 29 de novembro de 2011

Quanto tempo vive uma tartaruga?

Algumas pessoas bem-humoradas podem dizer que as tartarugas vivem bastante porque são tão lentas que demoram a chegar até o final da vida. Afinal, como diz o ditado popular, "devagar é que se vai longe".

No entanto, o tempo de vida de um quelônio - grupo que reúne os répteis popularmente conhecidos como jabutis, tartarugas e cágados - depende de alguns fatores.

Conforme explica Clóvis Bujes, Coordenador do Projeto Chelonia-RS, do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), "o tempo de vida de um quelônio é muito controverso. E vai depender da espécie e do ambiente onde ela ocorre".

As tartarugas-de-Galápagos (Geochelone nigra spp.), endêmicas do arquipélago de Galápagos, localizado a cerca de mil quilômetros da costa do Equador, são a espécie de tartaruga que apresenta maiores dimensões, chegando a medir mais de 1,8 metro de comprimento e pesando cerca de 200 quilos. Um desses répteis, chamado Harriet, viveu aproximandamente 170 anos, morrendo em 2006.

Mas a longevidade não é privilégio das tartarugas. Segundo o professor Clóvis Bujes, "há registros de jabutis centenários, e os cágados brasileiros podem chegar, em média, aos 40 anos".

Fonte: Notícias Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário