domingo, 11 de dezembro de 2011

Corinthians, campeão do mundo?

Como o Corinthians pode ser considerado campeão mundial sem ter ganhado nenhuma Libertadores da América? Em 2000 o Timão disputou o primeiro Campeonato Mundial de Clubes da Fifa como convidado e conquistou o caneco, vencendo o Vasco da Gama na final.

Desde 1960, o campeão europeu e o campeão sul-americano, vencedor da Libertadores da América, disputavam o título da temporada. Até que, em 2000, a Fifa resolveu testar um novo formato, com oito times: seis escolhidos pelas confederações continentais, mais Real Madrid – campeão mundial de 1998 – e um indicado pela CBF, já que o Brasil sediou o torneio.

A Conmebol, confederação sul-americana de futebol, selecionou o Vasco pelo título da Libertadores de 1998 (quando o mundial foi realizado, porém, o Palmeiras era o então campeão sul- americano).

O Corinthians entrou na disputa por ter vencido o Brasileirão de 1998. Mas por que não o de 1999? À época, a CBF afirmou que o resultado do campeonato brasileiro sairia só em dezembro, muito próximo ao mundial – o que não fez diferença, já que o Corinthians foi bicampeão em 99. Enfim, o Coringão bateu o Vasco na final e foi campeão mundial sem jamais ter conquistado a América do Sul.

O Vasco é considerado o 1º campeão sul-americano pelo título de um torneio em 1948. Já o Palmeiras tentou fazer valer o título de campeão mundial por vencer a Copa Rio em 1951... mas a Fifa negou!

Fonte: por Bruno Lazaretti para Mundo Estranho.

Postagens Relacionadas