sábado, 25 de fevereiro de 2012

Maracujá enrugado

O maracujá fica todo enrugado, quando está maduro, porque se desidrata. Ele perde água para o ambiente e vai murchando. Mas isso só acontece com os frutos colhidos. "No pé, o maracujá maduro é todo liso", afirma a engenheira agrônoma Laura Maria Molina Meletti, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Na verdade, o enrugamento é uma forma de proteger seu conteúdo. A casca do maracujá é grossa e rica em água, o que garante a conservação da parte interna por mais tempo. Quando o fruto é colhido, a casca perde líquido e fica mais fina para preservar o recheio.

Um detalhe importante: o enrugamento não significa que o maracujá esteja estragado ou com sabor ruim. "Ao contrário: com a perda de líquido, a polpa fica mais concentrada", diz Laura. O problema é quando as ruguinhas aparecem em frutos ainda verdes. Aí, sim, é sinal de infestação por percevejos ou moscas. Mas se isso ocorre, os maracujás não chegam à feira ou à prateleira do supermercado.

Embora a maioria das quase 500 espécies utilize esse mecanismo de defesa, existem alguns tipos que não enrugam. É o caso do maracujá-maçã (Passiflora maliformis), um pequeno fruto silvestre que permanece liso mesmo depois de colhido. A casca dura se mantém intacta porque seu recheio muito doce é uma saborosa sobremesa para os insetos. "Se a espécie perdesse água, os bichos certamente devorariam o fruto e as sementes", afirma Laura.

Fonte: Educação Adventista - Blog Prof Genivaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário