segunda-feira, 12 de março de 2012

Origem do dia dos pais

Segundo a história, o Dia dos Pais teve a sua origem na Antiga Babilônia há mais de 4 mil anos. Tudo começou quando, um jovem chamado Elmesu, moldou e esculpiu em argila, o primeiro cartão escrito em cuneiforme. Neste cartão ele desejava a seu pai, sorte, saúde e longa vida.

Nos tempos modernos, tudo indica que o dia dos Pais teve também uma origem semelhante à origem do dia das Mães e , em ambas as datas, a ideia primordial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e, o respeito por aqueles que nos deram a vida e, ou lembrarmos deles.

Os anais da história contam que, em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais.

Ela pretendeu com isso homenagear o seu próprio pai que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de fazer o papel de mãe e pai para criar o recém-nascido e os outros cinco filhos, sozinho.

Já adulta, Sonora se sentia orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Em razão disso, em 1910, remeteu uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington e, também, pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade com o fim específico de homenagear os pais e o pai dela.

O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora.

A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que, as vermelhas, eram dedicadas aos pais vivos e, as brancas, aos falecidos.

A partir dessa data a comemoração acabou por ser difundida em toda cidade de Spokane e, em consequência , para todo o estado de Washington.

Finalmente, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, abraçou e apoiou a idéia de um Dia dos Pais em âmbito nacional e finalmente, em 1966 o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial, declarando o terceiro domingo de junho, como o Dia dos Pais.

No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente das datas, dos EUA e vários outros países.)

Fonte: Wikipedia

Postagens Relacionadas