segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Fique alerta com o que você bebe


A explicação para não conseguir entrar num jeans 38 pode estar no que você bebe. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Purdue, em Indiana, nos EUA, temos mais facilidade em determinar o valor calórico de um alimento quando ele tem a forma sólida. Além disso, ao mastigar algo - uma fruta, por exemplo -, nos sentimos mentalmente mais satisfeitos do que ao ingerir um suco feito dela. Moral da história: as bebidas que acompanham ou substituem suas refeições podem estar sabotando sua dieta. Veja quando é melhor comer - ou beber - para manter o ponteiro da balança no lugar certo.

1 taça de vinho de 125 ml - 107 calorias OU 1 brigadeiro de 30 g - 100 calorias
Comentário da nutricionista* - Para quem ama doces, o brigadeiro é ideal, pois o cacau contém flavonoides (compostos antioxidantes), assim como o vinho.

1 lata de cerveja - 151 calorias OU 1 bolinho de bacalhau - 141 calorias
Comentário da nutricionista* - O bacalhau sai ganhando (melhor ainda se for assado), pois é rico em ômegas 3 e 6, ácidos graxos amigos do coração.

1 Copo de chá gelado de 400 ml - 140 calorias OU 2 picolés de fruta no palito - 140 calorias
Comentário da nutricionista* - O picolé de fruta, além de refrescar e hidratar, vai driblar a vontade de comer doce.

1 Copo de refrigerante de 400 ml - 160 calorias OU 30 g de chocolate - 160 calorias
Comentário da nutricionista* - Prefira a versão zero do refrigerante. Abebida não traz benefício, mas não vai comprometer o total de calorias ingeridas no dia.

1 copo de smoothie de frutas de 200 ml - 140 calorias OU 1 pedaço de 325 g de lasanha à bolonhesa - 140 calorias
Comentário da nutricionista* - O smoothie garante uma quantidade razoável de nutrientes para o organismo devido à presença das frutas.

2 copos de chope - 240 calorias OU 1 pão de queijo grande - 240 calorias
Comentário da nutricionista* - Diminua a velocidade dos goles de chope na happy hour. Com menos calorias, você pode até comer o pão de queijo - que vai equilibrar o seu apetite no jantar.

1 copo de caipirinha de 200 ml - 310 calorias OU 1 cachorro-quente com batata palha, purê de batata e queijo cheddar - 304 calorias
Comentário da nutricionista* - O lanche alimenta - ao contrário do drinque, que, além de estimular o consumo de petiscos, desidrata o organismo devido ao álcool.

1 milk-shake de chocolate de 300 ml - 151 calorias OU 1 hambúrguer com queijo, alface e tomate - 141 calorias
Comentário da nutricionista* - Invista no hambúrguer. Ele é praticamente uma mini refeição, com carboidratos e proteínas.

1 copo de suco de açaí de 200 ml - 460 calorias OU 1 fatia de pizza de mussarela com bacon - 463 calorias
Comentário da nutricionista* - Prefira o açaí, fonte de vitaminas e antioxidantes. A pizza tem gordura saturada e carboidrato simples.

1 copo de frappuccino - 90 calorias OU 1 unidade de bolinho - 90 calorias
Comentário da nutricionista* - As bebidas à base de café são mais saudáveis do que os bolos, pois são fontes de proteínas.

*Fontes: Cynthia Antonaccio, nutricionista e diretora da Equilibrium Consultoria, e Paula Castilho, nutricionista e diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, ambas de São Paulo.

_________________________________________________________________
Fonte: WOMEN'S HEALTH / M de Mulher
Texto: Gislene Pereira

Postagens Relacionadas