segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Os primeiros clubes de futebol

Os clubes pioneiros deixaram o campo faz tempo. Um deles, o Paulistano, tem uma façanha que até hoje nenhum outro paulista igualou. Ao lado o escudo do Rio Grande, considerado o clube de futebol mais antigo do Brasil.

São Paulo Athletic Club

SPAC com Charles Miller no centro (1905)
Os primeiros campeonatos disputados no Brasil tiveram um único dono: o São Paulo Athletic Club, time que congregava os britânicos que residiam na capital paulista.

Com Charles Miller à frente, o clube conseguiu se sagrar tricampeão entre 1902 e 1904. adquirindo a posse definitiva da Taça Casimiro da Costa. a primeira da história do futebol brasileiro.

Nos campeonatos paulistas que se seguiram, acabou a moleza para os "ingleses". Só em 1911 o time voltou a ganhar o campeonato. Ganhou, mas não levou. O Palmeiras (nenhuma relação com o alviverde de hoje) se recusou a passar a taça para o vencedor, alegando ter sido prejudicado numa das partidas.

O clube dos ingleses resolveu então abandonar as disputas oficiais. "Não apenas por causa da bagunça, mas também porque os ventos sopravam para o profissionalismo", explica John Robert Mills, diretor e historiador do São Paulo Athletic. "Mas o maior orgulho do clube foi ter introduzido o futebol no Brasil".

Associação Athletica do Mackenzie College

Quando os alunos e professores do Mackenzie decidiram chutar a bola de basquete, resolveram também fundar um clube dedicado especificamente ao futebol. Assim surgiu, em 1898, o primeiro clube de brasileiros e para brasileiros. Apesar de vitórias esporádicas, o Mackenzie nunca foi campeão de nada. A não ser, talvez, de elegância. O uniforme do time era camisa vermelha, calção e gravata brancos.
   
Club Athletico Paulistano

O Paulistano foi fundado em 1900 para que a fina flor da sociedade paulista pudesse praticar o ciclismo. Não tardou, porém, que os jovens associados descobrissem os atrativos do futebol. E foi o Paulistano o clube mais glorioso do futebol amador.

Primeiro, acabou com a hegemonia dos ingleses ganhando o campeonato de 1905. Depois, conquistou o único tetracampeonato (entre 1916 e 1919) da história do futebol paulista. Sua fama se estendeu até o exterior, quando realizou uma excursão vitoriosa pela Europa, onde seus jogadores foram chamados de "os reis do futebol".

O primeiro time do Paulistano - 1902
Mas no momento em que o profissionalismo foi adotado no Brasil, o clube resolveu abandonar o esporte. Foram ao todo 11 campeonatos paulistas. Seus principais jogadores, entretanto, fundaram o São Paulo que, hoje. é bicampeão do mundo.

Sport Club Germânia

O Sport Club Germânia nasceu da firme decisão de Hans Nobiling de fundar um clube para que a colônia alemã pudesse praticar o futebol. Nos primeiros tempos, entretanto, a rotina da equipe foi a de permanecer na lanterna em todas as competições – apesar de contar com o futebol vigoroso de Hermann Friese, considerado um fenômeno na época.


Fundado em 1899, somente em 1906 o clube conseguiu o título de campeão paulista. O feito se repetiu em 1915, mas nesse tempo o futebol de São Paulo estava dividido em dois campeonatos distintos.

Com a reunificação em 1917, o Germânia esperava mostrar sua força. Entretanto, a Primeira Guerra Mundial declarada pela Alemanha fez com que o clube adotasse a prudente atitude de não se expor. Não disputou nenhum campeonato e abandonou o futebol paulista. A Segunda Grande Guerra também o obrigou a trocar o nome de Germânia para Pinheiros.

Mas quem é o primeiro?

Como o São Paulo Athletic e o Mackenzie abandonaram o futebol, a honra de ostentar o título de clube mais antigo em atividade no Brasil está entre a Ponte Preta, de Campinas (SP), e o Rio Grande, da cidade de Rio Grande (RS). Se valer a data, a primazia cabe ao Rio Grande, fundado em 14 de julho de 1900.

A Ponte Preta surgiu menos de um mês depois, no dia 6 de agosto. Mas os defensores da "Macaca" alegam que o clube de Campinas merece a honraria já que suas atividades futebolísticas jamais foram interrompidas, ao contrário do que aconteceu com o time gaúcho. Esta ainda é uma disputa sem vencedores.

Fontes: Revista Placar; S. C. Rio Grande; Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário