domingo, 6 de novembro de 2011

Trevo de quatro folhas

Diz a lenda, que a raridade de um trevo de quatro folhas o transformou em um poderoso amuleto. Os antigos magos druidas, que habitavam a Inglaterra por volta do ano 200 a.C., acreditavam que quem possuísse um desses trevos poderia absorver os poderes da floresta e a sorte dos deuses - com isso, também adquiria o dom da prosperidade. Ainda segundo a lenda, para que se tenha sorte com o trevo de quatro folhas, é preciso ganhá-lo de presente e depois presentear três pessoas.

O trevo de quatro folhas é o símbolo mais tradicional de boa sorte. Quando se ganha um trevo assim, diz a tradição, a pessoa recebe votos de prosperidade, saúde e fortuna. Ainda segundo as tradições, a cada trevo que se colhe, brotam seis novos, multiplicando a sorte para todos.

Existem muitas curiosidades a respeito desta planta. Uma delas descreve que cada folha do trevo tem um significado: esperança - fé - amor - sorte. O número de folhas - quatro - representa um ciclo competo, como as 4 estações, as 4 fases da lua ou os 4 elementos da natureza: Ar, Fogo, Terra e Água.

Podemos fazer um belo amuleto com o trevo de quatro folhas: basta colher a folha, cortar bem rente à haste e colocar dentro de um livro grosso para secar bem retinha. Depois é só plastificar ou colocar num saquinho plástico e carregar dentro da carteira ou da bolsa.

Hoje os trevos de quatro folhas já não são tão raros. Nos anos 50, horticultores desenvolveram uma semente que só gera plantas com quatro ramos. Cultivados em grande quantidade, perderam muito de seu sentido mágico - o prazer de serem procurados e a sorte de encontrá-los.

A fama do trevo em trazer boa-sorte é tanta que até inspirou uma famosa marchinha de Carnaval gravada por Nara Leão: "Vivo esperando e procurando um trevo no meu jardim / Quatro folhinhas nascidas ao léu, me levaria pertinho do Céu / Feliz eu seria e o trevo faria que ela voltasse pra mim... / Vivo esperando e procurando um trevo no meu jardim".

O trevo é uma planta herbácea, que atinge mais ou menos 30 cm e produz flores na primavera e verão.

Fonte: Jardim de Flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário