quinta-feira, 8 de março de 2012

O que causa a verruga?

A verruga é uma lesão saliente da pele, áspera e chega a medir de meio a três centímetros. Pode ser redonda ou oval, da mesma cor da pele, mais clara ou até bem mais escura. Seu aparecimento é muito mais comum do que se imagina.

É é causada por um dos vários tipos do papiloma vírus humano, conhecido como HPV. Esse vírus é transmissível, ou seja, pode passar de uma pessoa para outra. Isso ocorre facilmente, já que o HPV está presente em todos os lugares. Em geral, surge depois de um corte na pele por onde entra o vírus.

Para impedir sua reprodução, as células de defesa do organismo iniciam um processo inflamatório que provoca o aumento da camada de queratina (substância encontrada também na unha e cabelo) que fica na região superficial da pele. O excesso dessa substância torna o local mais duro e espesso, formando uma lesão elevada. Esse processo é demorado: o tempo entre o primeiro contato com o vírus e o desenvolvimento de lesões visíveis é de alguns meses.

A verruga pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas é vista com mais frequência nas mãos, pés, rosto e joelhos. Ocorre mais facilmente em áreas onde a pele está danificada, como o dedo de quem rói unha ou tem a cutícula ferida.

A maioria das verrugas desaparece naturalmente na infância porque no crescimento, o organismo vai adquirindo maior imunidade. Mas pode demorar anos. Por isso, a história de que elas caem por simpatia, mágica ou métodos caseiros (como amarrar uma linha) é pura lenda.

Saiba mais

- A tal verruga de bruxa, na verdade, é uma pinta chamada nevo. Essa pinta é saliente e pode ter coloração castanha, preta ou rósea, e também apresentar pelos. Pode aparecer em qualquer período da vida e é mais comum em pessoas que têm a pele mais clara.

- Verruga ou berruga? O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa considera corretas as duas formas, embora alguns condenem a palavra berruga por não estar de acordo com o termo latino verruca.

- Há vários tipos de verrugas, dependendo da área onde nascem. As mais comuns são as vulgares que crescem em volta das unhas, dedos e mãos; as plantares ocorrem na sola dos pés; as planas são as menores e mais macias e crescem mais no rosto; e as genitais aparecem na região íntima e são as mais perigosas.

- Os animais também têm verrugas, principalmente, os mamíferos. São mais comuns na boca e lábios, e sua coloração varia entre o branco, o cinza e o negro.

Fonte: Diário do Grande ABC.

Postagens Relacionadas