domingo, 4 de março de 2012

Por que acordamos de olhos inchados?

Cerca de 70% do nosso corpo é composto de líquidos e quase um terço deste total é extracelular, ou seja, circula por fora das células do nosso organismo. Quando dormimos, os líquidos extracelulares se distribuem de forma mais uniforme por todo o corpo, provocando inchaço nas pálpebras.

Em uma pessoa saudável a retenção de líquidos durante o sono está relacionada à posição que ela dorme. Enquanto dormimos, a drenagem linfática do nosso corpo diminui e acumulamos linfa (uma espécie de soro composta de nutrientes) com mais facilidade nas extremidades como mãos, pés, pálpebras e rosto.

Uma pessoa que costuma dormir de barriga para baixo, por exemplo, tem maior tendência de acordar com olhos e rostos inchados, porque nesta posição é mais fácil acumular o líquido extracelular.

Alertas:

Se acordar todos os dias com o corpo inchado pode significar alguma deficiência circulatória e, por isso, é interessante que procure um médico.

Em geral, quem tem problemas cardíacos, circulatórios ou renais possui dificuldade para eliminar líquidos pela urina e acabam inchando mais que as outras pessoas.

O inchaço no corpo também pode estar relacionado a outros fatores, como ingestão exagerada de sal, de bebidas alcoólicas ou mesmo com as temperaturas climáticas.

No verão é mais comum nos depararmos com inchaços de algumas partes do corpo do que no inverno.

Fonte: www.melhordanet.com

Postagens Relacionadas