sexta-feira, 6 de abril de 2012

Conhecendo os óleos vegetais

Aumente seu conhecimento sobre óleos vegetais e tenha mais saúde. Refeições mais saudáveis e saborosas são possíveis com a utilização de óleos vegetais, fonte de ácidos graxos mono e poliinsaturados, o que colabora para a saúde do coração.

A Dra. Luciana Spina, endocrinologista, afirma que os ácidos graxos monoinsaturados são mais resistentes a oxidação.

"Uma dieta rica nestes ácidos graxos colabora e muito para a saúde do coração, mantendo o seu colesterol ruim (LDL) dentro da faixa de normalidade. Quando substituímos gorduras saturadas por monoinsaturadas, também colaboramos para a redução da fração LDL colesterol e consequentemente o aumento da HDL (bom colesterol) que nos fornece proteção cardiovascular", explicou.

Alguns óleos vegetais de acordo com a doutora:

Óleo de Linhaça - Excelente fonte de Ômega 3, vitaminas B1, B2,C, ferro , zinco, magnésio e potássio. Ajuda a controlar o colesterol, fortalecer o sistema imunológico e colaborar nas funções hormonais. O gosto suavemente amargo combina com saladas e legumes grelhados.

Óleo de coco - Boa reserva de ácidos graxos ômega 3 e 6. Os nutrientes são parceiros contra o colesterol, além de regular o intestino e facilitar o emagrecimento.Utilizar no preparo de frutos do mar ou massas doces e em substituição à margarina.

Óleo de Gergelim - Fonte de Omega 6 e alta concentração de vitamina E. Tem poder antioxidante e é aliado contra o colesterol ruim. O sabor agrada em saladas, massas e pratos frios ou quentes (após o preparo).

Óleo de Amendoim - Fonte de Ômega 3 e 6 e vitaminas do complexo B. É coadjuvante na prevenção de colesterol alto e doenças cardíacas, além de inibir processos inflamatórios. Se a fritura for inevitável, este óleo de fácil digestão tolera bem o calor.

Óleo chá verde - Composto por Flavonóides e catequinas. A Camellia sinensis ajuda a retardar os radicais livres e ativar o sistema imunológico. Pode ser utilizado para aromatizar pratos prontos e grelhados.

Óleo de semente de abóbora - Ácidos graxos ômega 3 e 6, gordura poli-insaturada e monoinsaturada, lipídeos e zinco. Cerca de 10% de sua composição é formada por antioxidantes. O sabor não interfere demais nos pratos, experimente em saladas.

Óleo de Algodão - Gordura monoinsaturada, vitamina E e interessante teor protéico. Antioxidante, colabora no controle do colesterol e da saúde cardiovascular. É uma alternativa para frituras, uma vez que resiste a altas temperaturas.

Óleo de Oliva - Composto por Ômega 6 e 9 e antioxidante flavonóide. Faz bem ao pâncreas e aparelho cardiocirculatório, ajuda a reduzir a taxa glicêmica e tem efeito antiinflamatório e emagrecedor. Esqueça frituras com este óleo, fique no tempero de pratos frios e petiscos.

Óleo de Avelã - Composto por Vitaminas B1 e C,fibras, cálcio, fósforo e ômega 9 (82% da sua composição). Leva nutrientes úteis para memória e contra anemia. De sabor levemente adocicado, é boa opção para preparação de doces e bolos.

Fonte: Vila Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário