sexta-feira, 10 de maio de 2013

Barbara Bates

Barbara Bates, atriz de cinema, teatro e TV, nasceu em Denver, Colorado, Estados Unidos, em 6/8/1925, e faleceu na mesma cidade em 18/3/1969. Era a mais velha das três filhas de uma funcionária do correio. Enquanto crescia em cidade natal, estudava balé e trabalhava como modelo adolescente em vários desfiles.

A tímida jovem foi persuadida a entrar em um concurso de beleza, no qual foi vitoriosa, recebendo passagens de ida e volta de trem para Hollywood. Dois dias antes de regressar para Denver, foi convidada por Cecil Coan, um agente publicitário da United Artists, para atuar na Sétima Arte, iniciando, assim, a carreira de atriz aos 19 anos de idade.

Em setembro de 1944, Bates firmou contrato com a Universal Pictures depois que Cecil Coan a apresentou ao produtor Walter Wanger. Pouco depois, foi eleita como uma das "Sete meninas Salomé" no drama de 1945 "Salome Where She Danced", protagonizada por Yvonne De Carlo.

Em princípios de 1945, começou a namorar Cecil Coan, seu agente, que se encontrava nesse momento casado e com quatro filhos. Em março desse ano, Coan se divorciou e se casou secretamente com Bates, alguns dias depois.

Nos anos seguintes passou a atuar em pequenos papéis e posando para fotos de revistas como "Yank", "the Army Weekly" e "Life". Foi em uma dessas sessões fotográficas, que chamaram a atenção dos executivos da Warner Bros que a contrataram en 1947. Apareceu com algumas das mais grandes estrelas naquela época como Bette Davis em "June Bride" e Danny Kaye em "The Inspector General".

Em 1949, seu contrato com a Warner Bros terminou quando ela se negou a ir para Nova York para promover o filme "The Inspector General" . Apesar de haver sido despedida pela Warner, foi contratada pela 20th Century-Fox nesse mesmo ano.

Depois de sua atuação em "All About Eve", co-protagonizou em "Cheaper by the Dozen" e "Belles em estado de alerta", com Jeanne Crain e Myrna Loy. Em 1951, obteve um papel junto a MacDonald Carey e Claudette Colbert na comédia "Let's Make It Legal".

Apesar de uma carreira aparentemente de sucesso, sua vida, tanto dentro como fora da tela, começou a declinar com o passar do tempo. Tinha crises de mudança de humor extremos, insegurança, saúde debilitada e uma depressão crônica.

Em 1954, obteve o papel de "Cathy" na NBC, em "It's a Great Life", co-protagonizada por Frances Bavier como sua mãe, Amy Morgan e James Dunn como seu tio "Earl Morgan". Depois de sete episódios, a série foi cancelada devido ao seu comportamento instável e sua depressão.

Bates, então tratou de salvar sua carreira e viajou para a Inglaterra para buscar trabalho. Continuou emocionalmente instável para trabalhar e em 1957, seu contrato com a Organizacão Rank foi cancelado. Sua última aparição na tela foi na série "The Saint" que saiu do ar em novembro de 1962.

Em 1960, junto com seu marido se mudaram de novo para os Estados Unidos, conseguindo um apartamento em Beverly Hills. Mais tarde, nesse mesmo ano, foi lhe diagnosticado câncer. Bates permaneceu dedicada ao seu marido e raras vezes saia de sua cama, mas o esforço era demais para ela. Tentou se suicidar cortanto os pulsos e foi encaminhada com urgência ao Cedars-Sinai Hospital, onde se recuperou.

Em janeiro de 1967, o marido de Bates, Coan Cecil, morreu de câncer. Devastada por seu falecimento, caiu ainda mais na depressão. Nesse ano ainda, mais tarde, voltou para sua cidade natal, Denver, retirando-se definitivamente do cinema.

Durante um tempo, trabalhou como secretária e ajudante em um hospital. Em dezembro de 1968 se casou pela segunda vez com um amigo de infância, o esportista William Reed. Apesar de seu novo matrimônio, Barbara estava cada vez mais abatida e deprimida.

Em 18 de março de 1969, poucos meses depois deste casamento, Barbara Bates se suicidou na garagem de sua mãe, se envenenando com monóxido de carbono. Tinha 43 anos de idade.


Filmografia

1945: Strange Holiday.............. Peggy Lee Stevenson
1945: Salome Where She Danced .......... Salmone versión niña
1945: Lady On a Train
1945: This Love of Ours ......... Sra. Dailey
1945: The Crimson Canary ............ Chica
1946: A Night in Paradise ........... Palace Maiden
1947: The Fabulous Joe ........... Debbie Terkel
1947: The Hal Roach Comedy Carnival ........... Debbie Terkle
1947: Always Together ........... Ticket Seller
1948: April Showers ........... Secretaria
1948: Romance On the High Seas .......... Azafata
1948: Johnny Belinda ........... Gracie Anderson
1948: June Bride ........... Jeanne Brinker
1948: El burlador de Castilla (Adventures of Don Juan)
1949: One Last Fling ............ June Payton
1949: The House Across the Street ........... Beth Roberts
1949: The Inspector General .......... Leza
1950: Quicksand ............ Helen Calder
1950: Cheaper by the Dozen ............ Ernestine Gilbreth
1950: All About Eve .............. Phoebe
1951: I'd Climb the Highest Mountain ........ Jenny Brock
1951: The Secret of Convict Lake ........ Barbara Purcell
1951: Let's Make It Legal ............ Barbara Denham
1952: Belles on Their Toes ......... Ernestine Gilbreth
1952: The Outcasts of Poker Flat ......... Piney Wilson
1953: All Ashore ........... Jane Stanton
1953: The Caddy ............ Lisa Anthony
1954: Rhapsody ............ Effie Cahill
1956: House of Secrets ............ Judy Anderson
1957: Town on Trial .......... Elizabeth Fenner
1958: Apache Territory ........ Jennifer Fair

Televisão

1953: The Revlon Mirror Theater, no episódio "Summer Dance"
1954 /1955: It's a Great Life ......... Cathy "Katy" Morgan
1955: The Millionaire... Marian no epis. "The Uncle Robby Story"
1955: Studio 57 ........Elaine Hilton no episódio: "Tune Night"
1962: The Saint....Helen Ravenna no epis. "The Tourist Loaded"

Fonte: Traduzido da Wikipedia.

Postagens Relacionadas