terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Homem biônico em exibição


Um "homem biônico", com órgãos artificiais, sangue sintético e membros robóticos, estimado em um milhão de dólares, está em exibição no Museu de Ciência britânico. Batizado de Rex, abreviação em inglês de "Exoesqueleto Robótico", o humanoide de dois metros de altura com face estranhamente similar à humana, foi desenvolvido por especialistas de ponta em robótica para um programa de televisão.

Enbora seja mais barato do que o "homem de seis milhões de dólares", famoso pela cultuada série de televisão dos anos 1970, estrelada por Lee Majors, sua tecnologia é muito mais avançada do que a das criaturas biônicas concebidas pela ficção na época.

A criação inclui avanços chave em tecnologia prostética, com pâncreas, rim, baço e traqueia artificiais, além de um sistema circulatório com sangue funcional.

O psicólogo social suíço Bertold Meyer, nascido sem a mão esquerda e portador de uma sofisticada prótese biônica, deu as boas-vindas a Rex no museu.

"Durante muito tempo tenho procurado novas tecnologias biônicas, além do interesse pessoal, e penso que até cinco ou seis anos atrás nada especial estava acontecendo", disse Meyer. "Então, subitamente, estamos agora em um ponto em que podemos construir um corpo que é grande e belo à sua própria maneira especial", acrescentou.

A mostra no museu, que será aberta ao público esta quinta-feira, vai explorar as mudanças de percepção da identidade humana tendo como pano de fundo o rápido progresso da biônica, ainda que Rex não seja estritamente biônico, uma vez que ele não possui tecidos vivos.

Fonte: Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário