terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sua câmera foi roubada?

Uma câmera que me foi furtada em 2009.
Uma reportagem da BBC,  de dezembro/2011 (matéria antiga, porém interessante), informa que já é possível encontrar as câmeras fotográficas digitais perdidas ou roubadas, mesmo que estejam a milhares de quilômetros de distância. 

Vamos explicar: "É que a grande maioria delas registra um código "embedado" nas fotos. Esse código, conhecido como EXIF data, traz informações como marca, modelo e número de série da máquina. Basta a pessoa que achou, roubou, ou comprou a máquina, publicar na internet uma foto que foi tirada pela câmera".

Dois sites, o stolencamerafinder, que é britânico, e o CameraTrace, que é americano, são capazes de rastrear as fotos postadas em sites como Facebook ou Flickr, por exemploe chegar ao local onde está a máquina. Aí o cliente recebe os detalhes e pode acionar a polícia.

Foi assim que o fotógrafo americano John Heller, da Getty Images, conseguiu recuperar um ano depois seu equipamento digital, avaliado em US$ 9 mil, roubado em um centro cultural em Hollywood, em 2010. Um outro fotógrafo profissional, que tinha comprado a máquina no eBay, sem saber que era roubada, publicou as imagens e foi localizado.

Também já houve um caso de máquina recuperada na Austrália. Aqui na "terrinha brasilis" deve ser mais difícil, né?

_____________________________________________________________________
Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário